Transição de CarreiraPublicado por Em

Transição de CarreiraAfinal do que se trata?

Transição de Carreira é quando o profissional realiza uma mudança de área de atuação, ou, de posicionamento na área em que atua. Ex: um advogado criminalista decide se especializar em direito digital. Ele mudou o nicho de atuação, mas não mudou de área, além disso, precisou fazer uma outra especialização. Outro exemplo, um professor de educação física que decidiu trabalhar com programação. Este, teve que fazer outra formação pois mudou totalmente de área.

E quais são os pontos a considerar para fazer essa mudança?

  1. Insatisfação com os rumos da atual carreira
  2. Falta de reconhecimento pelo mercado da área. Quando esse não oferece um futuro próspero para novos empregos e o salário não é satisfatório
  3. Insatisfação pessoal, pois não vê sentindo no que faz e não sabe qual é a sua motivação

Esse último ponto é o mais complexo a ser trabalhado, pois entra na área do autoconhecimento e do próprio desejo de quem quer mudar.

E além desses pontos abordados, há outras questões para considerar, como os estágios de uma transição de carreira, abaixo:

Estágio 1 – Sentimento de desconforto

Estágio 2 – A separação

Estágio 3 – Explorar o novo mercado

Esses que colocados aqui, são os primeiros passos. Eu passei por cada um deles quando fiz a minha transição, quebrei muito a cara porque algumas estampas importantes eu ignorei tamanha era minha vontade de fazer algo maior.

Você fazia ideia de que a transição de carreira demandasse tanto esmero e cuidado?

Arrisco a dizer que a maioria das pessoas não faz ideia da importância de planejar de forma sustentável cada passo da transição, assim, diminui os riscos de frustrações e arrependimentos futuros.

O ideal para dar o primeiro passo, caso seja necessário um suporte e orientação maior, é buscar um profissional qualificado. Alguém com quem tenha sinergia, empatia e confiança, assim o trabalho fluir de forma assertiva e consistente.

Comments are disabled.

Atendimento ATHENA
Enviar
Thanks!