Improdutividade x DemissãoPublicado por Em

Improdutividade x DemissãoComo medir a produtividade dos funcionários durante o isolamento social?

Para grandes empresas isso não é difícil, pois costumam antecipar-se as novas tendências. Já para as pequenas e micro empresas, que provavelmente não estavam tão preparadas para esse momento, isso é desafiador.

Ontem coloquei essa situação nos stories, comentando sobre um cliente dono, de uma pequena empresa, que demitiu parte da sua equipe nesse momento de isolamento, distanciamento social e quarentena. Ele e o sócio estavam atravessando um momento financeiro complicado antes da pandemia. Não estavam preparados para monitorar o home office.

Com grande parte da equipe em home office, perceberam que alguns funcionários não entregavam o resultado esperado. Como tinham tempo de casa, tiveram a ideia de comparar os resultados dessas pessoas antes da quarentena, período de outubro de 2019 a março de 2020.

Pois a queda nos resultados poderia estar relacionada ao home office. A conclusão foi que, essas pessoas não davam resultados há muito tempo, e a quarentena só deixou isso mais evidente.

A improdutividade pode causar demissão até mesmo em um período crítico como esse que estamos vivendo. Período que independente da situação, precisamos continuar produzindo, pois o jogo continua acontecendo.

Há quem discorda das demissões nesse momento. Afinal isso aumenta o índice de desempregados. E há quem concorda, que é o jogo do mercado. Pois nenhuma empresa quer funcionários improdutivos e sem engajamento na equipe.

O fato é que a ideia de que patrão só visa lucro e não pensa em pessoas, têm raízes profundas em nossa cultura. No entanto, para que a empresa continue ativa faz-se necessário que produza e dê resultados. Então, não é só sobre o lucro, é sobre continuar com as portas abertas gerando empregos, mas muitos não compreendem isso.

Por traz de um negócio, além do lucro e do dinheiro, há outras questões envolvidas. Ser o dono de um negócio é para pessoas que querem fazer parte do desenvolvimento, crescimento e gerar riquezas.

Uma das maneiras de medir se o funcionário dá resultado é produtivo ou não, é saber se o trabalho dele, mesmo a distância, faz falta para equipe.

Comments are disabled.

Atendimento ATHENA
Enviar
Thanks!